A Prefeitura de Contagem esclarece:
Em função do agravamento da pandemia e do número crescente de mortes, a estrutura de necrotérios municipais se encontra sobrecarregada.
O número de óbitos ocorridos nos últimos dias aumentou o prazo para a liberação das certidões pelos cartórios. O que leva a uma espera maior por parte das famílias pelo sepultamento de seus entes.
Diante dessa situação a Prefeitura criou um Plano de Contingência e tomou as seguintes providências:
- Contratou uma empresa especializada para fazer a remoção e acondicionamento de corpos, evitando que eles fiquem aguardando por tempo indeterminado, nas unidades de atendimento da rede pública de saúde.
- O transporte dos corpos é realizado por veículos apropriados e com segurança sanitária. As famílias são acompanhadas por equipe médica e uma assistente social.
- Essa ação é segura e não representa nenhum risco de contaminação, nem para a população e nem ambiental. O local é apenas de acondicionamento, e está funcionando de forma emergencial e provisória na antiga UPA no Bairro JK. A Prefeitura prepara um local definitivo, em melhores condições para instalar esse serviço.
- Os cemitérios da cidade têm passado por reestruturação, para que possam promover os sepultamentos com a dignidade e o respeito que vítimas e familiares merecem. Estão sendo contratados pedreiros, empresa de manutenção e demais serviços para evitar o estrangulamento do sistema funerário da cidade.
A Prefeitura segue monitorando a situação e estará pronta para determinar novas medidas caso elas sejam necessárias.
Contagem, 2 de abril de 2021